Surfistas de destaque se reúnem na Ilha do Mel para o Eco Ilha Open 2023

No último final de semana, a Ilha do Mel foi palco de um evento imperdível para os amantes do surf. O Eco Ilha Open 2023, patrocinado pela Cattalini Terminais Marítimos e Rocha Terminais, reuniu alguns dos principais nomes do surf nacional em uma competição emocionante. O evento que ainda fez parte dos 375 anos da cidade, contou com o apoio da Prefeitura de Paranaguá.

Com a participação de 82 atletas de alto nível vindos de diversas regiões do país, como Ubatuba (SP), Florianópolis, Itajaí e São Francisco do Sul (SC), Torres (RS) e praias do Paraná, o campeonato proporcionou condições épicas em relação ao mar.

O evento se destacou não apenas pela competição acirrada, mas também pelo apoio à nova geração de surfistas. Alessandro do Rosário, presidente da Associação de Surf de Paranaguá (Aspar), afirmou que os jovens talentos estão bem representados no esporte, com atletas que competem em campeonatos mundiais, como Anuar Chiah, Ryan Coelho e Luara Mandeli.

Além de valorizar os jovens surfistas, o Eco Ilha Open 2023 também priorizou a igualdade de gênero. O campeonato oportunizou a participação das mulheres na arbitragem, no staff técnico e na locução. Além disso, homens e mulheres foram premiados com os mesmos valores em dinheiro, algo que nem sempre é comum em outros esportes.

MEIO AMBIENTE EM FOCO

Além das emocionantes baterias e premiações, o evento promoveu uma ação ambiental de extrema importância. Grupos de voluntários das empresas Cattalini e Rocha, juntamente com a ONG Parceiros do Mar e acadêmicos da UFPR Litoral, realizaram a limpeza da praia, coleta e separação de resíduos.

O trabalho voluntário visou sensibilizar a comunidade sobre a responsabilidade na conservação do meio ambiente. Fábio Martins Jorge, controller da Cattalini, destacou a importância de engajar mais empresas nessa causa urgente e essencial. “As ações ambientais realizadas pelos voluntários da Cattalini visam sensibilizar a comunidade por sua responsabilidade na conservação do meio ambiente e engajar outras empresas nesta causa tão urgente e essencial, não somente para sociedade, gerações futuras, mas pela própria perenidade do negócio. Hoje tivemos uma grata surpresa; pois recolhemos menos lixo do que nas edições passadas, dando a esperança de que as pessoas estão tendo maior consciência ambiental”, destacou.

Durante aproximadamente uma hora, os voluntários recolheram cerca de 50 kg de resíduos na orla, incluindo pedaços de vidro, palitinhos de pirulito, seringas, latas de alumínio e peças de roupas. Essa ação busca deixar um legado de conscientização ambiental e preservação, além de unir o espetáculo do surf à sustentabilidade.

O Eco Ilha Open 2023, apresentado pela Cattalini Terminais Marítimos, faz parte da programação dos 375 anos de Paranaguá e conta com o apoio da Prefeitura da cidade. A organização do evento está a cargo da Associação de Surf de Paranaguá (Aspar) e a supervisão é realizada pela Federação Paranaense de Surf (FPS).

O evento realizado na Praia de Fora foi marcado por competições emocionantes e agora é hora de reconhecer os talentosos surfistas que se destacaram em cada uma das categorias. Confira os vencedores:

OPEN FEMININO:
Luara Mandelli