Esquenta 3º Festival Afrolatino Tereza de Benguela: Celebrando a Cultura Afrolatina em Paranaguá

O Esquenta 3º Festival Afrolatino Tereza de Benguela está prestes a começar, prometendo uma celebração vibrante da cultura afrolatina.

De acordo com a organização do evento, a ação antecede o Festival Afrolatino Tereza de Benguela, e inicia suas atividades nesta sexta-feira, 22, com uma série de iniciativas que têm como objetivo descentralizar e expandir as atividades culturais.

O Esquenta 3º Festival Afrolatino Tereza de Benguela é um projeto sociocultural com equipe afrocentrada, uma iniciativa inovadora que se propõe a homenagear e reconhecer o legado de mulheres negras que contribuíram significativamente para o avanço do movimento negro no Brasil.

O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustado, através da chamada 017/2023, lançado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur).

Este ano, o evento contará com quatro ações distintas, cada uma delas nomeada em honra a uma figura icônica:

Ação Maria Águeda
? Data: 22 de Março de 2024
? Local: Associação dos Moradores do Porto Seguro

Ação Dandara dos Palmares
? Data: 26 de Abril de 2024
? Local: 5c Centro Cultural

Ação Professora Maria Nicolas
? Data: 23 de Maio de 2024
? Local: Bairro Jardim Guaraituba

Ação Princesa Aqualtune
? Data: 16 de Junho de 2024
? Local: Associação de Cultura Popular Mandicuera

De acordo com Joice Cardoso, cada uma das ações oferecerá uma experiência única, incluindo atrações artísticas, feiras, áreas infantis e a presença de uma trancista que realizará tranças nagô gratuitamente para o público, mediante distribuição de senhas limitadas.

“É importante ressaltar que todas as ações contarão com intérprete de libras, serão de entrada gratuita e abertas ao público em geral, com exceção da ação Professora Maria Nicolas, que será realizada em uma escola destinada exclusivamente aos seus estudantes, responsáveis e professores”, disse Joice.

O Esquenta 3º Festival Afrolatino Tereza de Benguela também conta com a parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Educação e Ensino Integral, da Mulher e de Inclusão