Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Evento “Encontro para Dançar” acontece em Paranaguá nesta semana

Evento “Encontro para Dançar” acontece em Paranaguá nesta semana

Várias atividades envolvendo companhias de dança, acontecerão em Paranaguá nesta semana, e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), está apoiando as ações que fomentam a cultura e a inclusão.

Nesta terça-feira, dia 08, a artista da dança Lívea Castro conduzirá a conversa “Escuta Radical”, com alunos do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Unespar – Campus Paranaguá.

Vale lembrar que esta conversa é um pré-evento do Encontro Para-Dançar, e será transmitido ao vivo pelo canal da ABABTG no YouTube, [https://www.youtube.com/c/ABABTG]

Quem é Lívea Castro?
Artista da Dança, professora, pesquisadora, e videoartista residente em Curitiba/PR. Graduada em Dança pela UNESPAR e pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA.

Foi proponente no UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da UNESPAR, bolsista no núcleo IMP – investigação do movimento particular (2017), e premiada no Edital Solar 2018 (Curitiba/PR) com o solo Vilosidade. Sua criação mais recente, “Crescem também por dentro os musgos” (2021), foi selecionada para integrar o I Festival de Solos do AP da 13 (Curitiba/PR), em formato online.

É colaboradora no coletivo NÓ movimento em rede (PR).

Oficina na Apae Paranaguá

Como parte do evento, acontece na sede da Apae em Paranaguá, nesta quarta-feira, dia 09, a partir das 10h30, a oficina “Todo Mundo Dança – Experiências Sinestésicas”.

A ação será ministrada por Fernanda Becker, que é idealizadora do projeto #todomundodanca, voltado para pessoas com deficiência na dança.

De acordo em os organizadores, a oficina será dirigida para os frequentadores da entidade e propõe um momento de reconhecimento do corpo, onde através de sensações e sentimentos, serão desenvolvidos passos de dança a dois.

Ainda na quarta-feira, a partir das 12h30 a ação ADAPTAT, do coletivo Nó movimento em rede, de Curitiba, será apresentado durante o Encontro Para-Dançar.

O ADAPTAT destaca sobre a possibilidade de sensibilizar as pessoas através do contato entre diferentes linguagens artísticas como dança, música, poesia, proporcionando ao público, outros encontros com a diversidade.

Os organizadores investem na adaptação das formas de se relacionar, criando mobilidade nos corpos, conceitos e lugares onde habita.

A Companhia Gira Dança, de Natal, também participará do evento Encontro Para-Dançar.


A cia trará para o evento a obra Sem Conservantes, que celebra o encontro de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, em um processo colaborativo de criação coreográfica e de dramaturgias. Questões como desapego, abandono, metamorfose e relações nortearam a criação.

“O Encontro para Dançar é um projeto em que as barreiras das limitações físicas são quebradas, todos se movimentam e a arte acontece!

Nesta entre os dias 08 e 09 de março, em vários pontos da cidade, acontecerão eventos artísticos sem limites”, diz Maria Plathyn, secretária de Cultura e Turismo.

Para acompanhar o espetáculo SEM CONSERVANTES, basta retirar seu ingresso na sede da Secultur ou no Teatro Rachel Costa.