Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Exposição “Quando as cores se equilibram” abre nesta segunda-feira, 11

Exposição “Quando as cores se equilibram” abre nesta segunda-feira, 11

Nesta segunda-feira, 11, a partir das 19h, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), convida a população para a abertura da exposição “Quando todas as cores se equilibram”. As obras estarão expostas na Casa Monsenhor Celso, até o dia 09 de abril. Os visitantes poderão conhecer as obras de segunda a sexta das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira e no sábado, das 10h às 14h.

A artista Mozileilde Neri explica que “a exposição é o resultado de uma pesquisa sobre a interação entre superfície e o espaço geométrico. A exposição é composta por vinte obras, sendo uma série de dezesseis xilogravuras que sintetizam as minhas motivações sobre a arte abstrata geométrica, a poética do movimento e os estudos sobre estática”.

Aliada à acessibilidade cultural, Mozileide produziu quatro obras táteis para que todos os públicos, pessoas com e sem deficiência, possam realizar uma experiência tátil com as pontas dos dedos, sentir os formatos dos elementos geométricos, suas texturas e movimentos. As fichas técnicas das obras estão com fonte ampliada e braille.

Vale salientar que no texto curatorial há um QR Code que dará acesso ao vídeo acessível, com audiodescrição e tradução em Libras, sobre o processo criativo das obras.

Quem é Mozileide Neri

Há oito anos trabalha com xilogravuras, após um curso no Parque Lage (RJ), desde então venho pesquisando a técnica sobre diversos tipos de papéis e construindo novas cores.

É especialista em linguagens artísticas, cultura e educação, com graduação em Produção cultural, ambas pelo IFRJ. Meu trabalho está presente em diversas técnicas como pintura, gravura, objeto, escultura e poesia. Minha investigação se desenvolve a partir de estudos de novos suportes, abordando questões como mediação educativa inclusiva e acessibilidade cultural, arte geométrica abstrata, pesquisa sobre conceito de paisagem na arte contemporânea, leitura de imagem e interseções sobre cidade, violência e corpo.