Fandango Caiçara receberá prêmios em dinheiro, saiba como participar

Concurso promovido pelo Iphan visa valorizar tradições culturais

Os grupos de Fandango caiçara serão reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Foi lançado o Prêmio Fandango Caiçara, Patrimônio Cultural do Brasil 2018, que tem como objetivo reconhecer e valorizar as tradições culturais de mestres e grupos de fandango.

De acordo com o edital, serão concedidos 18 prêmios que totalizam R$ 130 mil que serão distribuídos a mestres ou mestras em atividades, herdeiros diretos de mestres já falecidos, além dos grupos de fandango caiçara. Os recursos para a premiação são oriundos do orçamento do Iphan em programas de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), está auxiliando na viabilização dos grupos do Litoral. “É uma oportunidade para que os nossos grupos sejam destaque no Brasil. Portanto, estamos à disposição das entidades até mesmo para a realização da inscrição. Queremos que Paranaguá seja representada por suas belezas e costumes”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de setembro, seguindo o regulamento. Segundo o historiador do Iphan, Juliano Martins Doberstein, uma oficina sobre a interpretação do edital será realizada dentro da 9.ª edição da Festa do Fandango de Paranaguá. “Será um momento de informar a essência do edital, aproveitando o público que prestigia e participa da festa vindos de territórios caiçaras”, comentou. O historiador estará acompanhado do antropólogo Marcelo Gruman na atividade que acontece neste sábado, 18, às 19h30, na Ilha dos Valadares.

O resultado preliminar do concurso está previsto para o dia 15 de outubro, mediante a publicação no Diário Oficial da União. Dúvidas ou informações por e-mail: editalfandango2018@iphan.gov.br ou (41) 3264 – 7971.

Jornalista: Emanuel Andrade