Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar

Oficina de arte e cidadania é realizada em Paranaguá

Oficina de arte e cidadania é realizada em Paranaguá

Artistas plásticos, restauradora e atores da Trupe da Saúde estiveram em Paranaguá para colocar em prática o projeto Fazendo Arte, Tecendo a Vida que pretende prevenir a depredação de bens públicos e oferecer a estudantes da rede pública contato com as artes visuais. Paranaguá foi a primeira cidade do projeto que foi realizado no período de 28 de agosto até 1º de setembro.

Estudantes de Paranaguá acompanharam uma oficina de pintura com a artista plástica Janete Mehl e outra oficina sobre a importância da cultura da preservação do patrimônio público com a restauradora Tatiana Zanelatto e os atores da Trupe da Saúde. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de participar de uma pintura, em um espaço da escola, com a artista Janete Mehl.

Além da pintura na escola, Paranaguá também foi presenteada com uma intervenção artística da artista plástica Luciana Gnoatto no terminal de ônibus.

Em sua quarta edição, o projeto também propôs e executou uma intervenção da Trupe da Saúde no Hospital Regional, com familiares e também com pacientes para trazer mais alento ao passar por uma doença ou cirurgia.

Sobre o Fazendo Arte

No Paraná, as cidades de Paranaguá, Araucária, Matelândia, Cascavel, Curitiba e Foz do Iguaçu e, em Santa Catarina, as cidades de Florianópolis e Curitibanos recebem de agosto a dezembro as ações do projeto Fazendo Arte, Tecendo a Vida.

Realizado pela ONG Unicultura e a Trento Edições Culturais, a iniciativa pretende despertar nos alunos de escolas públicas dos municípios a importância da consciência histórica e com ela prevenir a propagação da depredação e o vandalismo de bens culturais públicos. Para isso, o projeto realiza oficinas de arte com sensibilização estética e educação patrimonial.

O Fazendo Arte, Tecendo a Vida é viabilizado por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução com patrocínio da Greca Asfalto, Worker, Fertipar, LAR, Berneck, BR Fértil, Random – Rodo Paraná, Timber, Saporiti, Yticom, Frimesa, Sysmex e Itambé.